menu

Veja na Amazon

Boa noite, Amazona

Autor

Manoel Herzog

Editora

Alfaguara

Tradução

Homeopatia e espiritismo por uma causa nobre

“ ... Mas eu tinha razões que levam a crer nas maravilhas da homeopatia. Aos dezesseis experimentei o sexo gratuito, não dependia mais de prostitutas, tinha arrumado uma namorada de São Miguel, a estenotipista. Com poucos meses, entretanto, fui sumariamente dispensado – descobriu, cravejadas no capitólio de meu falo, pérolas purulentas. Peguei foi dela aquela crista de galo, admitiu que pegou do homem que lhe fez filho, que aquilo não curava nunca, até um filho apareceu na história, e agora que eu estava contaminado não podíamos ficar mais.

Condiloma. Brotam bolotas, crescem coral, viram couve-flor. O tratamento consistia em isolar com vaselina sólida e aplicar um bastonete de nitrato de prata sobre a pústula. Uma vez cauterizada, cobria-se com vaselina. Segundo o urologista, queimadas, sumiam – rematada mentira. Quando achava estar tudo sepultado, lá brotava novo cancro, farmácia, vaselina, nitrato de prata, queima, tampa, espera. Vinha nessa luta desigual quando um amigo pediu que o acompanhasse a um centro. Dissimulei a necessidade própria de consulta espiritual numa demonstração de solidariedade ao amigo e fui.

A sessão iniciou com uma preleção seguida de pontos, batucada de atabaques e danças. Não tardou a que um dos dançarinos caísse ao chão numa gargalhada, pedindo charuto e cachaça. Saudaram na sua pessoa o Senhor Exu da Pedra Negra, que olhava a plateia com olhos revirados. Um velhinho magro batia atabaque freneticamente. Exu elogiou:

"Tu é bom, filhadaputa."

Pedra Negra falou com todos, um por um. Acompanhei a consulta de meu amigo, queixava-se de desemprego, problemas financeiros – fosse hoje não perdia de oferecer um empréstimo a juros escorchantes. A mim me atendeu reservado, tomando cachaça no gargalo.

"Que que tu quer, filhadaputa?"

Fiquei constrangido e com vontade sair, mas segui na consulta.

"A namorada foi embora."

Exu me fitava, mirando a região acima da testa, e ria debochado. Intuí considerava-me corno. Naquele ato descobri não apenas que os espíritos enxergam num plano suprafísico, mas também que os chifres ficam registrados no corpo astral do traído.

Tu vai comprar um olho-de-boi e vai usar uma guia verde, filhadaputa. Toma banho de alfazema sete semanas, tu vai ficar bem. A moça não vai voltar, mas isso é bom pra tu."

Eu nada tinha falado sobre crista de galo e, surpreso, vi aquele encantado que desrespeitava a mãe alheia me olhar solene e demonstrar um inusitado conhecimento científico:

"O nome dessa flor é condiloma. Não adianta queimar que vai voltar sempre, ainda mais porque tu tá fraco, encantado pela dama que te passou a doença. Filhadaputa, tu vai na farmácia mandar fazer remédio pra tomar, homeopatia. Manda fazer glóbulos de thuya. Toma cinco vezes por dia. Também pomada de thuya, passa no lugar. Tu vai ficar bom, filhadaputa. Esquece a dama."”

Mais de

Manoel Herzog

Autor

Manoel Herzog

Editora

Alfaguara

Tradução

citoliteratos

Idealizado por Afonso Machado - Todos os direitos reservados

Design e mentoria por Victor Luna

citoliteratos

Idealizado por Afonso Machado - Todos os direitos reservados

Design e mentoria por Victor Luna

citoliteratos

Idealizado por Afonso Machado - Todos os direitos reservados

Design e mentoria por Victor Luna