Veja na Amazon
Tribunal da quinta-feira
Autor
Michel Laub
Editora
Companhia das Letras
Tradução
O decadente glamour publicitário
“... Dani começou a trabalhar numaépoca de crise da publicidade. O mercado mudou a partir do início dos anos2000, com as corporações de internet tirando das agências parte do dinheirousado para campanhas milionárias em grandes veículos da antiga imprensa.Clientes agora podem atingir um público mais específico com verbas menores, porcausa dos algoritmos que customizam os hábitos e escolhas de todos nós, obtendouma resposta mais imediata, eficiente e mensurável por meio de pagamentos porclique e outros recursos que dispensam o custeio do tradicional estilo de vidacriativo. Comparando a vinte anos atrás, o horizonte financeiro de alguém naminha posição não chega a impressionar. O futuro profissional de alguém como eunão chega a ser brilhante. As perspectivas para uma velhice estável e orgulhosanão são tão prováveis como já foram. Mesmo assim, vá explicar esse pequenodrama tecnológico-decadentista para a secretária, que passa o dia falando sobrefotos e aniversários de bebê, e para o auxiliar administrativo, que sonha emser redator porque gosta de trocadilhos e pontos de exclamação. Vá explicar queeles trabalham na agência há anos, sem nenhuma regalia ou perspectiva decrescimento, e uma garota no sexto semestre de faculdade aparece e vai a um barde balcão colorido acompanhada pelo diretor de criação, o sujeito que ganha nummês o que eles demoram três, quatro ou doze para ganhar, então são naturais oscomentários sobre a arrogância que a redatora-júnior nunca disfarçou, suaambição e cara de pau, seus decotes e saias e a espionagem que ela muitoprovavelmente fez em meio a seus colegas, e agora há a prova escrita de comotudo pode ser ainda mais sórdido."