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Trópicos utópicos: Uma perspectiva brasileira da crise civilizatória

Autor

Eduardo Giannetti

Editora

Companhia das Letras

Tradução

A opressão em relação à nudez entre os sexos

"... Todanudez. — A jovem modelo se despe no estúdio diante do artista a fim de que elepinte o seu retrato. Por longo tempo ela permanece descontraída e serena, comoem outras sessões, até que alguma coisa sutil no olhar do pintor — um raiooblíquo, um inadvertido soslaio — lhe dá a entender que ele já não a contemplacomo modelo, mas como mulher — como objeto de desejo. Desconcertada com aquebra da impessoalidade profissional, a jovem sente-se perturbada e devassadano seu íntimo: à mercê do olhar desejante de um estranho por quem ela, antesindiferente, passa a sentir — e dissimular — repulsa. Na manhã seguinte, elapretexta uma gripe, e nunca mais volta a pisar naquele estúdio. — O que de fatose passou ali? Precisava ter sido assim? Nenhum dos dois, é plausível supor,escolheu sentir o que neles se fez sentir. Ela sabia, em sã consciência, nãopossuir um real motivo para sentir-se ameaçada — nenhum gesto ou palavra deleindicara esse risco. Mas a sensação de vulnerabilidade e o súbito aguilhão davergonha de estar precisamente ali, imóvel e nua, intensificaram-se de talforma em seu espírito que ela perdeu o pé de si mesma e só queria sumir oquanto antes de lá. O artista, por sua vez, não só não tinha vontade desentir-se atraído por ela como seria, talvez, caso lhe fosse dada a opção, aúltima pessoa do mundo a consentir que o seu desejo aflorasse à sua revelia noolhar. — Suponha, entretanto, para efeito de contraste, uma situação em tudoanáloga à descrita mas na qual os gêneros se invertem: como reagiria um jovemmodelo à faísca inadvertida do soslaio lascivo de uma pintora? Ficaria ele deigual modo vulnerável e perturbado? As deformações resultantes de milhares deanos de opressão patriarcal na relação entre os sexos não desaparecem como porencanto no intervalo de poucas gerações."

 

Naparábola do filósofo e o imperador, os extremos se tocam

 

      "... Império reverso. — O filósofo grego Diógenesfez da autossuficiência e do controle das paixões os valores centrais de sua vida:um casaco, uma mochila e uma cisterna de argila no interior da qual pernoitavaeram suas únicas posses. Intrigado com relatos sobre essa estranha figura, oimperador Alexandre Magno resolveu conferir de perto. Foi até ele e propôs:“Sou o homem mais poderoso do mundo, peça-me o que desejar e lhe atenderei”.Diógenes agradeceu a gentileza e não titubeou: “O senhor teria a delicadeza deafastar-se um pouco? Sua sombra está bloqueando o meu banho de sol”. O filósofoe o imperador são casos extremos, mas ambos ilustram a tese socrática de que,entre os mortais, o mais próximo dos deuses em felicidade é aquele que de menornúmero de coisas carece. Alexandre, ex-pupilo e depois mecenas de Aristóteles,aprendeu a lição. Quando um cortesão zombou do morador da cisterna por ter“desperdiçado” a oferta que lhe caíra do céu, o imperador rebateu: “Pois saibaentão você que, se eu não fosse Alexandre, eu teria desejado ser Diógenes”. Osextremos se tocam. — “Querei só o que podeis”, pondera o padre Antônio Vieira,“e sereis omnipotentes.”"

 

Há algoem comum nos gênios brasileiros universais

 

       "... Gênios brasileiros. — Em quinhentos anos dehistória, a galeria dos brasileiros ilustres — populares ou eruditos,celebrados ou incompreendidos, vivos ou mortos — pode ser mais ou menosinclusiva, de acordo com os gostos e a liberalidade do curador. Mas os gêniosuniversais indiscutíveis são três apenas: Aleijadinho, Machado de Assis e Pelé.O gênio da pedra; o gênio da palavra; o gênio da bola. Não é seguramente obrado acaso o fato de que cada um deles precisou enfrentar — e vencer — as maisatrozes adversidades e de que os três são negros. A África dá o melhor doBrasil."

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